sexta-feira, 5 de maio de 2017

Pensamentos

Por Giobert M. Gonçalves



Tem dias que a gente fica agoniado, não? Tudo parece dar errado, tudo parece estar indo na direção contrária do previsto. E você começa a pensar: será macumba? Essa mania de colocar a culpa em algo é tão comum em nós. 
A culpa é minha e eu coloco onde eu quero! Só rindo dessas besteiras que a gente pensa. E por falar no que pensamos, realmente pensamos só em besteiras. É foda! Basta acordar num dia errado e todo o meu curso de autoajuda, treino mental e de pensar positivamente vai pro ralo. Acho que é por isso que somos humanos, deuses não fazem isso. Ou fazem? Quando a gente vê as histórias dos deuses gregos, a minha vida até que é ótima! Imagina só pensando em Zeus: traía a esposa tantas vezes que nem sei. E ainda usando as fantasias mais estapafúrdias como de touro, do qual nasceu o Minotauro, cisne, cavalo e por aí vai. Confessa: tua vida é menos louca, né?
Mas voltando aos imprevistos, é tudo ilusão sua (e minha). Você sabe que quando a gente pensa em alguma coisa, nosso cérebro já trabalha em cima dessa ordem e começa a nos mostrar e confirmar sobre o que estamos pensando. É a história da mulher que engravida e começa a ver grávidas por todos os lados ou, quando você compra o carro dos seus desejos, sai da loja e vê que esse carro está em todas as esquinas. Por isso que nos dias que levantamos errado, nossos pensamentos vagueiam pelos mais fatais objetivos. Profetizamos todos os erros do dia. Na verdade, só trazemos esse foco pro cérebro e ele evidência todas as confirmações no mundo sobre esse ponto de vista.
Cuidado gente! Cuidado com o pensamento que ele se concretiza. Aliás, quem foi que falou que pensamento é matéria? Quem falou isso foi até bonzinho. Pensamento é tijolada!
E como fugir desse lugar comum? Sim senhor, são séculos de pensamentos pessimistas, derrotistas, de ódios e cobiças, das mais estranhas heresias, contra a mulher, contra o sexo, contra o pobre, contra o rico contra tudo que não é igual a você. Mas o pior é que tudo isso se volta contra quem pensou. O cérebro evidencia.
Pobre humanidade condenada a viver dos efeitos de seus piores pensamentos. Como fugir desse lugar comum? Eu te ensino, mas confesso que ainda estou aprendendo porque um dia eu cansei de sofrer das minhas próprias dores e condenações. Pedi perdão para o meu próprio pensamento, para minha língua ferina, para minha voz... E de tanto chorar e me arrepender, ela me ouviu e me perdoou, e me ensinou: pense e fale aquilo que você quer e eu (o cérebro) te mostrarei.
Comecei com palavras simples – feliz, ternura, otimismo – mas mesmo com essas palavras, o hábito negro da minha boca ainda escapava e a felicidade ainda doía, a ternura era dura e o otimismo não tinha certeza.
Mas não desisti. Desistir seria morrer e eu queria viver. Não queria o paraíso no céu!
Continuei repetindo as palavras simples e a felicidade começou a ser mais terna e reencontrei meu otimismo. Repetia por muitas e muitas vezes meu mantra sem dar espaço no meu pensamento para outros pensamentos que não fossem os daquilo que eu queria. Meus olhos começaram a ficar mais claros e com isso vi mais luz, passei a respirar o ar mais puro e fiquei mais forte. Minhas pernas caminhavam com mais certeza e a direção que meu cérebro me conduzia era exatamente aquilo que eu queria: meus dias não eram mais tão errados. As coisas começavam a dar certo, tudo funcionava do jeito planejado. A gente se sente bem quando é assim, não é mesmo?
Hoje ainda saio da estrada, derrapo, mas rapidamente volto para minhas palavras simples e para o meu mantra: eu posso curar minha vida. A vida é sempre fácil para mim. As coisas boas sempre acontecem comigo. As coisas sempre dão certo para mim. Eu mereço o sucesso e tenho dinheiro para fazer todas as coisas que quero fazer!
Quem não quer isso? Você quer? Então porque você não faz uma coisa muito simples: quando começar a pensar errado, peça desculpa a você mesmo e pense naquilo que verdadeiramente quer até que acredite nisso. Mas um aviso, se o que você quer fere o outro, você também será ferido. O que é bom para você é bom para o outro também. Inclusive teus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário