quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A mesa

Por Erica Poço


Mesa pra mim é um lugar super importante. Não só porque adoro uma boa comida, mas principalmente, pelo tom agregador que uma mesa tem. Lembro-me perfeitamente que era ali que ficava batendo papo à noite com minha mãe enquanto ela adiantava as coisas na cozinha.

Depois de casada, já mudamos algumas diversas vezes, e desta última vez ficamos um bom período sem mesa, e agora que a tenho, percebo a falta que ela fazia e que a gente nem se dava conta.
Na verdade, é claro que identificava bem a falta dela nos momentos das refeições, pois era quando incrementava um "piquenique" pras crianças ou colocava-os para comer em uma mesinha onde mal cabiam os dois pratos.
Mas hoje percebo que mais do que alimentar o corpo, nossa mesa nos ajuda a alimentar o espírito. Nos ajuda a educar nossos filhos, não só com  a etiqueta à mesa, mas no que diz respeito a muito do que eles levarão para a vida.
Depois que a mesa chegou, temos nos proporcionado momentos maravilhosos ao seu redor. Na maioria das noites sentamos juntos e conversamos, comemoramos e tomamos decisões importantes para nossa família. Nossa filha de 9 anos já participa bastante das discussões e inclusive expõe diversos temas que começaram a fazer parte do seu cotidiano e que geram muitas dúvidas. E que bom que essas dúvidas são divididas conosco, seus pais, na nossa mesa.
O pequeno ainda é muito distraído e passa a maior parte do tempo reclamando de ter que ficar sentado ali, até porque nesse momento não é permitido ver televisão, jogar no computador e nem usar o celular. Mas é de pequeno que se aprende, e com muito bom humor e amor conseguimos mantê-lo distraído ao nosso lado.
E é nela que estou agora, depois de ter lavado a louça do café da manhã meditando sobre o que aconteceu ontem...
Estávamos à mesa, e minha filha chegou portando nas mãos suas duas carteirinhas de dinheiro e um porquinho, sentou e disse: "Vou ver quanto dinheiro eu tenho!"
Meu marido mais do que depressa disse energicamente: "Tire essas coisas da mesa agora!"
Confesso que, em um primeiro momento, não entendi o motivo de sua rispidez, mas em seguida, ele explicou com voz firme, porém carregada de sabedoria e amor, o porquê de sua atitude: "Minha filha, nunca coloque dinheiro em cima da mesa. Não dê importância a ele".
Ali nós aprendemos que mesa é lugar de alimento, carnal e espiritual. É lugar de partilha e comunhão. É lugar de família, amigos e amor.
Hoje eu disse a ele o quanto admirei essa atitude e que já imagino ela daqui a alguns anos ensinando e lembrando o que seu pai dizia, e o quanto àquilo era cheio de significado: "Meu pai me ensinou a nunca colocar dinheiro em cima da mesa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário